mapafat

 

A Faculdade do Tapajós está localizada no município de Itaituba, cidade de médio porte, no Oeste do Estado do Pará. É a terceira maior cidade da região Oeste, sendo conhecida pela intensa atividade de mineração de ouro e pela significativa diversidade de cenários naturais. O bairro onde se situa a FAT é o Bela Vista, na região conhecida como Cidade Alta, na Avenida Homero Gomes de Castro, nº 597.

 

Sobre Itaituba 


 

População e área

O município possui cerca de 100 mil habitantes,distribuídos em uma área de 62.040,705 km²

 

Fundamentos históricos

Os fundamentos históricos do município de Itaituba estão ligados à conquista dos portugueses. A primeira expedição que atingiu a região, onde se encontra o atual município, foi a do Capitão Pedro Teixeira, em 1626. Em seguida, chegaram os jesuítas que ali fundaram vários aldeamentos, após Francisco da Costa Falcão ter iniciado a construção do forte, na foz do rio Tapajós, em 1697.

Os aldeamentos, então criados, desenvolveram-se. Em 1754, o Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, na condição de governador civil, afastou os jesuítas da direção das aldeias fundadas na zona dos Tapajós e elevou-as à categoria de vila denominada Santarém da Aldeia dos Tapajós. Com esse ato, o vale do Rio Tapajós ficou sob o domínio do Grão-Pará.

Desconhece-se precisamente, quando foi originado o município. Sabe-se, porém, que em 1812 já existia o lugar com o nome de Itaituba, cujo desbravador e fundador fora o Coronel Joaquim Caetano. Nessa ocasião, era um entreposto com barracas acompanhando as instalações comerciais.

Em 1836, para lá foi enviado um pequeno destacamento do posto de resistência Brasília Legal, fundado no mesmo ano, em decorrência do banditismo desenvolvido na Província do Grão-Pará. Em 1856 Itaituba tornou-se sede do município, cuja instalação ocorreu em 1857. Com a Proclamação da República, obteve foro de cidade.

O topônimo, de origem tupi, significa lugar de pedregulhos.  (IBGE, 2010).

 

Educação

  • Itaituba possui 121 escolas de ensino fundamental, distribuídas em 116 públicas e 5 privadas
  • 12 escolas de ensino médio, sendo 4 privadas, 7 públicas e 1 federal
  • 54 de escolas de ensino pré-escolar, das quais 51 são da rede pública e 3 da privada
  • Ensino superior: UAB -Universidade Aberta do Brasil.  FAI- Faculdade de Itaituba, FAT – Faculdade do Tapajós. UNINTER – Faculdade a distancia, ULBRA- Universidade Luterana do Brasil.
  • IFPA Itaituba

 

Acesso

  • Aéreo: Aeroporto de Itaituba, que está a 5 km do centro da cidade
  • Rodoviário: BR 163 (Santarém-Cuiabá) e BR 230 (Transamazônica)

 

Economia

Serviços, agropecuária, mineração.

 

Turismo

Cenários naturais composto de praias fluviais banhadas pelo rio Tapajós, corredeiras e lagos. O Parque Nacional da Amazônia, a reserva de quelônios chamada Tabuleiro Monte Cristo, a Caverna Paraíso com seus mais de 300 metros de galerias e salões de espeleotemas, a vila pesqueira de São Luís do Tapajós, o Lago Jacaré destinado a pesca esportiva, o Hotel Fazenda Maloquinha, são alguns de seus pontos turísticos.

 

994.000 hectares de rica diversidade da Floresta Amazônica, o Parque Foi criado em 1974. - clubemtb.blogspot.com

994.000 hectares de rica diversidade da Floresta Amazônica, o Parque
Foi criado em 1974. – clubemtb.blogspot.com

Tabuleiro Monte Cristo- desova de tracajás- www.santaremtur.com.br

Tabuleiro Monte Cristo- desova de tracajás- www.santaremtur.com.br

 

Hotel Fazenda Maloquinha- www.missoeseismeaqui.org.br

Hotel Fazenda Maloquinha- www.missoeseismeaqui.org.br

São Luiz do Tapajós - www.ferias.tur.br

São Luiz do Tapajós – www.ferias.tur.br