Objetivos

O LEAB tem como objetivo principal oportunizar vivências e experimentações ao curso de Pedagogia, onde acadêmicos e educadores, podem participar, colaborar, organizar, planejar e interagir com teorias e práticas integradas à matriz curricular, incluindo a ação interdisciplinar.

Acolhe a diversidade enquanto possibilidade de crescimento intelectual e cultural dos usuários, seja ela cultural, étnica, atividade laboral, para atender ribeirinhos, garimpeiros, povos da floresta Amazônica, como migrantes das várias regiões do país.

O Laboratório de Ensino-Aprendizagem prioriza a construção, a elaboração e a concentração temática em relação aos objetos disciplinares, e a Brinquedoteca traz materiais lúdicos voltados ao desenvolvimento bio-psico-educativo infantil.

A quem se destina o LEAB

Todos que necessitem de  apoio para a formação docente, desenvolvimento de pesquisa e cursos de extensão, oficinas de múltiplas práticas lúdicas, educativas, vivenciais e experimentais; visitas monitoradas de alunos das redes públicas e particular de ensino básico, lanches coletivos, comemoração de aniversários, orientação às tarefas escolares de crianças, gincanas lúdicas e culturais.

O Laboratório também é destinado para a utilização das seguintes disciplinas: Processos de Alfabetização e Letramento, Ensino-Aprendizagem da Matemática, Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais, Ensino-Aprendizagem da História e Geografia, Arte Educação no Processo Educativo, Fundamentos e Metodologia da Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia da Educação Infantil, Processos Educacionais de Inclusão e Exclusão.

Horário de atendimento à comunidade

Além de atender as dimensões acadêmica e institucional, também é destinado à comunidade, através de projetos sociais, estudo e pesquisa, projetos de extensão.

O horário de atendimento do LEAB para a comunidade é de segunda a quinta-feira das 14:00 às 17:00 horas, e das 19:00 as 21:00 horas, sendo que as visitas devem ser agendadas com a coordenação do curso de Pedagogia., havendo um monitor brinquedista disponível que auxiliará na ocupação do espaço.