ADMINISTRAÇÃO

O curso foi reconhecido em 19 de Julho de 2011, Portaria MEC Nº 266.

Coordenador do Curso: Prof. Mestre Luis Antonio Helena

 

Missão/Finalidade do Curso

Formar profissionais de visão empreendedora, com comportamento ético e social, habilidades e atitudes voltadas para o crescimento organizacional, o desenvolvimento humano nas organizações  e melhoria na qualidade de vida da comunidade.

 

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Formar profissionais de visão empreendedora, com capacidade técnica-científica específica das práticas administrativas, qualificando-os para atuar no mercado de trabalho e meio social de forma diferenciada, desenvolvendo habilidades gerenciais e interpessoais de liderança, organização e criatividade, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento das organizações.

 

Objetivos Específicos

O Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:

  • Incentivar e auxiliar os acadêmicos no desenvolvimento de projetos para implantação de novos empreendimentos;
  • Promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma abordagem crítica das estruturas organizacionais, capacitando-os a atuar em equipes multidisciplinares;
  • Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas mundial, nacional e regional;
  • Discutir e promover a compreensão e a necessidade do permanente aperfeiçoamento profissional, incentivando o processo de autocrítica e de transformação, visando ao desenvolvimento da auto-confiança;
  • Desenvolver uma nova concepção da administração, adequada a um novo paradigma de relações sociais, políticas, econômicas e culturais, com profissionais cuja formação ética, humanística e visão global os habilite a tomada de decisões no meio a que estão inseridos;
  • Oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando a integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.
  • Formar profissionais eficientes e eficazes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade da gestão, técnicas de assessoramento e metodologias de projetos.

 

Informações Gerais do Curso

  • Carga Horária: 3.480h
  • Integralização: Para integralizar as disciplinas do curso, o aluno terá um tempo mínimo de 08 (oito) semestres, ou fases, e um tempo máximo de 12 (doze) semestres, ou fases.
  • Número de vagas: 200 anuais
  • Turno: Vespertino e Noturno
  • Processos seletivos semestrais
  • Público-Alvo: Alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou similar e profissionais portadores de diploma em nível superior interessados em cursar outra graduação.
  • Matriz curricular: As disciplinas que constituem a matriz curricular do Curso de Administração formam os profissionais e os preparam ao exercício pleno de sua profissão, compreensão da realidade regional e brasileira.
  • Certificação: Bacharel em Administração.

 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O curso foi autorizado em 08 de Fevereiro de 2008, Portaria MEC Nº 109.

Coordenadora do Curso: Profª Elzanira Sousa de Oliveira

 

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Formar contadores, capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico, orientados pelos valores morais de nossa sociedade e pela instituição, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das sociedades, com competência técnico-acadêmica da profissão.

 

Objetivos Específicos

O Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:

  • Proporcionar visão ampla e abrangente dos sistemas de informações contábeis e gerenciais, habilitando o aluno a compreender, analisar e processar essas informações, incentivando-o a agir dentro dos princípios éticos, morais e legais.
  • Promover o bom relacionamento humano, dotando o aluno de competências e habilidades que viabilizem os agentes econômicos e seus prepostos, o pleno cumprimento de responsabilidades perante a sociedade.
  • Capacitar e preparar o aluno na assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, de interpretar tendências de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais.
  • Prepará-los para a compreensão das especialidades da profissão contábil, tornando-os capazes de absorver as informações necessárias para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação desta profissão.
  • Oferecer formação humanística adequada ao exercício profissional, habilitando-o a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico ou cultural.

 

Informações Gerais do Curso

  • Carga Horária: 3.400h
  • Integralização: Para integralizar as disciplinas do curso, o aluno terá um tempo mínimo de 08 (oito) semestres, ou fases, e um tempo máximo de 12 (doze) semestres, ou fases.
  • Número de vagas: 240 anuais
  • Turno: Vespertino e Noturno
  • Processos seletivos semestrais
  • Público-Alvo: Alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou similar e profissionais portadores de diploma em nível superior interessados em cursar outra graduação.
  • Matriz curricular: As disciplinas que constituem a matriz curricular do Curso Ciências Contábeis formam os profissionais e os preparam ao exercício pleno de sua profissão, compreensão da realidade regional e brasileira.
  • Perfil do profissional: O perfil desejado para os egressos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Tapajós foi estruturado a partir de subsídios das Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº. 10 CNE/CES, de 16/12/2004), a qual sugere que estes deverão ao final do curso estar dotados de competências e habilidades que os tornem aptos a atenderem as demandas dos agentes econômicos e gestores patrimoniais, favorecendo o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade.
    • Ter uma visão global quanto às questões científicas, técnicas, sociais, econômicos e financeiros, em âmbito nacional e internacional e suas influências nas alterações patrimoniais, nos diferentes modelos organizacionais;
    • Ter uma visão dinâmica da empresa, pela interpretação dos registros das mutações patrimoniais;
    • Possuir pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
    • Servir de apoio à administração superior (pelo conhecimento de técnicas estatísticas e de economia de mercado e pela visão financeira e de produção) os processos decisórios e de controladoria, revelando capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
    • Colaborar por meio da sugestão de metas e estratégias, para que a empresa alcance os seus objetivos (que poderão incluir a maximização do lucro) e sua maior participação social da coletividade.
  • Certificação: Bacharel em Ciências Contábeis

 

PEDAGOGIA

O curso foi autorizado em 28 de Dezembro de 2012, Portaria MEC Nº 280 .

Coordenadora do Curso: Profa. Sonia Maria Caetano

Missão: Possibilitar que o discente receba uma formação que o prepare para assumir e desenvolver de maneira competente, participativa e profissional os processos gestores pedagógicos e a prática em relação à docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e médio.

 

Objetivos do Curso

  • Planejar, executar e avaliar atividades educativas;
  • Aplicar ao campo da educação os conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
  • Oferecer um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da profissão;
  • Apresentar currículo fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
  • Identificar a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
  • Pesquisar, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
  • Orientar a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
    • Carga Horária: 3.220h
    • Nome do curso: Pedagogia
    • Título obtido: Licenciado em Pedagogia
    • Duração: Oito semestres ou quatro anos
    • Número de vagas: 200 anuais
    • Turno: Diurno e Noturno
    • Processos seletivos semestrais
    • Público-Alvo: Alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou similar e profissionais portadores de diploma em nível superior interessados em cursar outra graduação.
    • Conteúdos Curriculares: Os conteúdos curriculares estão organizados de acordo com o que determinam as Diretrizes Curriculares, ou seja, em núcleos, assim distribuídos:  um núcleo de estudos básicos; um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, um núcleo de estudos integradores.