Na última semana de janeiro /2015, a CPA em conjunto com as coordenações de curso e NAP programaram uma CAPACITAÇÂO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES FAT, tendo como objetivo promover o aperfeiçoamento da prática pedagógica e a compreensão da relação ensino-aprendizagem, de modo que possamos criar, no cotidiano da docência, melhores resultados em sala de aula para professores e alunos.

A expectativa  da FAt é a de que os professores, principalmente os iniciantes,  sejam capacitados para a prática pedagógica, a partir do planejamento, da execução e da avaliação do processo ensino-aprendizagem, com uma postura voltada ao aluno, levando em consideração a visão interdisciplinar e a cultura regional.

O conteúdo abordado priorizou:

  1. Como pensamos o professor – FAT
  2. A educação à luz da pós-modernidade. O que significa isto?
  3. Conceituações: Pedagogia, Didática, Ensino, Aprendizagem
  4. O planejamento da atividade docente
  • Articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI 2013-2017, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e o Plano de Ensino
  1. O trabalho do professor a partir da contextualização e da interdisciplinaridade
  2. Estratégias de Ensino
  • Aula expositiva dialogada;
  • Uso do quadro branco;
  • Orientações para leitura de textos;
  • Documentação: Fichas; Resumo; Resenha, Artigo Científico, Relatório Analítico- Descritivo;
  • Planejamento de pesquisa bibliográfica;
  • Planejamento de pesquisa de campo;
  • Planejamento de cursos de extensão;
  • O que é e como realizar: painel, seminário, simpósio, fórum, oficina, workshop
  • Outras estratégias
  1. Avaliação da aprendizagem
  • Porque avaliar?
  • Avaliação quantitativa e qualitativa
  • Avaliação enquanto processo contínuo

A próxima capacitação está prevista para  ultima semana de julho, que envolverá uma oficina de práticas relativas à utilização da ABNT para trabalhos e estudos acadêmicos.

__________________________________________________________________________________________________________________

O Plano Para Capacitação Docente da FAT, criado em 2008, tem como objetivo a melhoria da formação de seus professores, apoiando, incentivando e gerando cursos, palestras, seminários, e outras ações de conhecimento que possibilitem o aperfeiçoamento e o enriquecimento da formação docente.

ABRIL

Palestra: Didática e Metodologia para Professores do Ensino Superior

Palestrante: Profª. Drª. Liz Carmem Silva-Pereira

Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Especialização em Gestão e Planejamento do Desenvolvimento Regional da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Especialização Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995).

Atualmente é coordenadora de Graduação e Inovação e professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba. Faz parte dos Conselhos Consultivos das Unidades de Conservação do ICMBio, FLONA Crepori, FLONA Amana, APA Tapajós e PNA da Amazônia.

 formação continuada 01  formação continuada 02

JUNHO

Palestra: O Projeto Pedagogico de Cursos e o Processo de Ensino-Aprendizagem: Aproximações

Palestrante: Profº. Ms. Manoel Elbio Aquino Cequeira

Doutorando em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Udelar MDVUY. Possui Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco RJ (2010), Especialização em Saúde e Desporto pela Universidade do Estado do Pará (2000), Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Flho RJ (1989).

Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e professor do Centro Universitário Luterano de Santarém. Professor da Universidade Estadual do Pará e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Pará. É professor na Pós-Graduação da Faculdade do Tapajós.

 

AGOSTO

Palestra: Referencias para um Mundo sem Referencias, O Pensamento Pedagógico de Philippe Meirieu.

Palestrante: Profª. Doutoranda Jussara Whitaker

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Pós-Graduada em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva. Doutoranda em Educação pela UCSF-AR. É diretora da Faculdade do Tapajós. Presidente do Conselho Editorial da Revista Acadêmica Boyrá da Faculdade do Tapajós. Atua nas areas de Educação, Sociologia da Educação e Antropologia Cultural. Tem experiência em Gestão Educacional e Pesquisa Institucional.