A educação é vista como um fator transformador da sociedade, a partir da interação e intervenção dos indivíduos conscientes. Assim, é importante destacar o papel da Faculdade do Tapajós-FAT, na construção do conhecimento do seu acadêmico preparando-lhes para o futuro.

Dentro deste contexto os acadêmicos assumem uma nova responsabilidade e um papel central como mediadores do processo de apropriação, construção e elaboração de conhecimentos. Porém, para que os acadêmicos possam apropriar, construir novos conhecimentos, transferir e aplicá-los e redimensionar a sua prática, é importante que eles aprendam que trabalham com problemas reais em contextos reais.

Assim, qualquer projeto de pesquisa de campo promoverá a capacitação de acadêmicos no uso de suas futuras atribuições como ferramenta pedagógica, deve levar em conta que o acadêmico está em condição de aprendiz tendo que assumir um papel importante na gerência e controle de sua aprendizagem.

Desta forma os Docentes da FAT, tem o prazer de colaborar ao realizar estas atividades que envolvem produção do conhecimento fora do ambiente escolar destacando a necessidade de se promover a interdisciplinaridade, foi o caso da turma de pedagogia do 1º período que realizou uma prática pedagógica no Parque Nacional da Amazônia no dia 29/05/2016 sob a responsabilidade dos professores Adailson Sena-Historiador e pesquisador e o professor Alcivan – Biólogo. Fabiano Miller – Historiador.

O objetivo da FAT é valorizar primeiramente o educador, oferecendo-lhe constante aperfeiçoamento técnico-pedagógico, que estimule a vontade de construção coletiva dos ideais pedagógicos e sociais a serem alcançados em seu fazer pedagógico. Um professor seguro e ciente de seu papel de mediador do conhecimento, mesmo utilizando novos métodos, demonstra como a recolocação do professor em seu lugar de agente cultural lhe dá novo espaço para criar novas situações pedagógicas, para socializar o conhecimento e para o trabalho cooperativo, cooperação surgida não de imposições de cima para baixo, mas do encontro de qualquer professor digno desse nome, que os seus alunos se apropriem do conhecimento organizado de forma crítica e criativa.

parque nacional 01 parque nacional 02 parque nacional 03