escritoriomodelo

Coordenação

Professor Zadoque Freitas Nunes

 

Criação e desenvolvimento

O Escritório Modelo, implantado em março de 2013, caracteriza-se como um ambiente de formação teórico-prática dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Tapajós – FAT, desenvolvida por meio do exercício de atividades contábeis; além de exercícios simulados, prestando serviços contábeis à população, o que oportuniza a vivência da realidade profissional e caracteriza atividade de extensão.

 

Missão

Apresentar soluções contábeis, observando a ética profissional, contribuindo para a formação integral de seus acadêmicos e para o desenvolvimento da sociedade.

 

Visão

Ser referência municipal e regional em soluções contábeis e fiscais e na formação da prática profissional até 2020.

 

Valores

  • Ética profissional e pessoal
  • Compromisso com o cliente
  • Comprometimento e confiança
  • Sigilo profissional
  • Valorização e respeito aos colaboradores internos e externos
  • Qualidade e integridade nos serviços prestados
  • Responsabilidade e transparência na prestação dos serviços

 

Objetivos

O Escritório Modelo ao conduzir o estudante pelas práticas contábeis objetiva, principalmente, levá-lo a interpretar e usar as informações contábeis correlacionando-as com dados e princípios essenciais à profissão, sendo capaz de combinar ideas, estruturar novas propostas, apreciar e analisar de forma crítica todo o cenário interno e externo, relacionado à profissão contábil.
Na consecução de seu objetivo maior, o Escritório Modelo deverá:

 

  • Proporcionar ao aluno, a oportunidade de familiarizar-se com os aspectos práticos da profissão, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula;
  • Preparar o aluno para enfrentar exigências do mercado de trabalho;
  • Propiciar ao aluno o aprendizado de atividades que envolvam os recursos de informática, utilizados pelos Contadores no seu dia-a-dia

 

Justificativa

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem como proposta possibilitar a formação profissional que tenha um perfil voltado para o desenvolvimento e aplicação dos aspectos conceituais e analíticos da contabilidade, para a compreensão das transformações do mundo dos negócios e da tecnologia.

Isto já justifica a necessidade dos acadêmicos de interagir com empresas e escritórios. Nada mais favorável a este aprendizado que a existência de um Escritório Modelo dentro do ambiente acadêmico onde esta necessidade possa vir a ser sanada com o auxílio de professores.
A criação do Escritório Modelo também se justifica pela necessidade de atender o disposto no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis da FAT, que o apresenta como ambiente de formação teórico-prático dos acadêmicos. Esta formação será desenvolvida por meio do exercício de atividades contábeis, além de exercícios simulados.

O Escritório Modelo prestará serviços contábeis à população e com isto oportunizará a vivência da realidade profissional e se caracterizará como atividade de extensão.
Assim, o Curso de Ciências cumpre o seu papel que é o de formar profissionais capacitados para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização, buscando, não somente fornecer ao profissional sólida base epistemológica e metodológica, mas também a comunhão entre a teoria e prática, além da oportunidade de refletir os aspectos éticos e a responsabilidade social.

 

Finalidades

Tem como finalidade oportunizar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e sociais que contemplem os objetivos do Curso de Ciências Contábeis de ofertar uma sólida formação profissional inserindo os acadêmicos no cenário empresarial, oportunizando aos mesmos uma interação entre empresa/escritório por meio das práticas contábeis.

O Escritório Modelo deve prestar serviços contábeis à população, podendo desenvolver atividades simuladas destinadas ao aprimoramento profissional e técnico dos acadêmicos. Desta forma estará ofertando as condições propícias de ensino-aprendizagem aos acadêmicos.
A interação entre empresa/escritório ocorrerá por meio de convênios a ser celebrado entre o Escritório Modelo, SEBRAE, empresas e sociedade de forma geral.

A parceria tem como foco assegurar um compromisso com as empresas, no intuito de manter nos arquivos do Escritório Modelo a documentação por um período de 04 (quatro meses), que funcionará como INCUBADORA, isto é, objetiva o estímulo, a criação e o desenvolvimento de Micros e Pequenas Empresas, Micro Empreendedor Individual, dentre outras.

O funcionamento do Escritório Modelo se dá em ambiente preparado especialmente para abrigar essas atividades, permitindo a ampliação do papel social, bem como, proporcionando aos estudantes, um preparo acadêmico e profissional, voltado principalmente, para a área de Consultoria Contábil.

 

Estrutura

1. Coordenação Geral
2. Professores Supervisores – Professores de Laboratório Contábil
3. Monitores – Acadêmicos do 7º e 8º períodos

 

Serviços

O Escritório Modelo do Curso de Ciências Contábeis da FAT está preparado para atuar e de fato atua nas áreas:

1. Área Fiscal
2. Área Tributária
3. Área Trabalhista
4. Outros – Abertura, Transferência e Baixa de Empresas
5. Consultoria
6. Palestras
7. Projetos Sociais

 

Perspectivas e resultados esperados

O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão realizará a escrituração fiscal de seus clientes observando a legislação atualizada e pertinente.

Será objeto quando da atuação na área fiscal, entre outros, a escrituração dos livros de registros fiscais com base na documentação apresentada e legislação vigente; cálculo e elaboração das guias de recolhimento dos Impostos devidos; coordenação e controle das rotinas fiscais relacionadas ao atendimento das obrigações acessórias.

O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão realizará a escrituração tributária de seus clientes observando a legislação atualizada e pertinente.

Será objeto quando da atuação na área tributária a contabilização por meio de lançamentos adequados das operações das empresas que produzam o fato gerador dos tributos incidentes sobre lucros ou resultados superavitários que geram obrigações tributárias principais.

O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão realizará a escrituração trabalhista de seus clientes observando a legislação atualizada e pertinente. Será objeto quando da atuação na área trabalhista a contabilização da composição da folha de pagamento; o impacto dos diversos custos na remuneração; as contribuições sociais incidentes sobre a folha de pagamento; os encargos trabalhistas incidentes sobre a mão-de-obra; os encargos sociais e tributos devidos pelos empregados; cálculo de remuneração de trabalhadores; férias e 13º salário; contabilização da folha de pagamento e dos encargos sociais; rescisão de contrato de trabalho e obrigações acessórias trabalhistas.

O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão realizará todos os procedimentos para a abertura e registro de empresas, bem como os procedimentos referentes à transferência e baixa de empresas de seus clientes, quando for o caso, observando a legislação atualizada e pertinente.

O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão se propõe a realizar consultoria contábil quanto à escrituração das operações contábeis, DLPA, DMPL, DFC, DVA, SPED contábil e fiscal, entre outros; orientação sobre análise das Demonstrações Contábeis e Índices Econômicos; orientação e controle dos dispositivos legais vigentes sobre Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, da Pessoa Física e demais obrigações acessórias; consultoria em Rh, obrigações trabalhistas e previdenciárias; consultoria sobre aspectos contábeis relacionados às repartições públicas e demais serviços e sobre Auditoria.

O trabalho de consultoria será executado tanto na sede do Escritório Modelo quanto na sede do cliente.
O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão realizará palestras junto a empresas, órgãos governamentais, instituições representativas de classes, escolas e sociedade em geral, levando informações e orientações das diversas áreas da contabilidade e de seus reflexos nas empresas e na economia de forma geral.

O Escritório Modelo, no cumprimento de sua missão desenvolverá em colaboração com a sociedade acadêmica, Conselho Regional e Federal de Contabilidade, órgãos governamentais e não governamentais projetos sociais dentro de sua área de conhecimento objetivando proporcionar o desenvolvimento educacional, intelectual, cultural e social da comunidade acadêmica e do meio em que está inserido.

Dentro desta perspectiva, a Faculdade do Tapajós, vislumbra proporcionar aos acadêmicos de Ciências Contábeis, maior grau de conhecimento prático, a fim de demonstrar à sociedade o papel do profissional contador, o perfil deste, junto aos clientes internos e externos, a valorização, a responsabilidade, zelo e ética pelo patrimônio das organizações. Portanto, o profissional da atualidade, deverá assumir um papel de verdadeiro co-responsável pelas informações prestadas, objetivando assumir um paradigma onde para cada débito de grande responsabilidade corresponde um crédito de maior reconhecimento e valorização profissional.